No dia 21 de março, os advogados do escritório Rafael Lima Marques e Bruna Ouriques Basso ministraram palestra sobre Imposto de Renda de Pessoa Física para médicos cooperados da Unimed Vale dos Sinos, na sede da entidade, em Novo Hamburgo. Durante todo o evento houve troca de informações dos palestrantes com o público, a fim de sanar dúvidas pontuais dos presentes.

Os advogados explicaram os aspectos gerais da Declaração de Ajuste Anual (DAA), quem é obrigado a apresentar, prazo para a apresentação e a retificação. Esclareceram também como funciona o Carnê-Leão, que é o pagamento mensal de imposto de renda de pessoas físicas, sujeito a ajuste anual, para quem recebe rendimentos de outras pessoas físicas ou do exterior, que não foram tributados na fonte.

O foco principal da palestra e das dúvidas, no entanto, referiu-se às deduções do Livro-Caixa, que vem a ser o registro contábil de recebimentos (entradas) e pagamentos (saídas) de um determinado período, utilizado por médicos que atendem em consultórios próprios. O Dr. Rafael e a Dra. Bruna explicitaram quais despesas de custeio são passíveis de dedução, na apuração do imposto de renda a pagar, bem como quais os documentos pertinentes para comprovação destas despesas.

Falaram também sobre as deduções gerais, tais como despesas médicas, despesas com instruções e rendimentos de aluguéis.