Nesta quarta-feira, 07 de outubro, os advogados Paulo Martins, Bernardo Franke Dahinten e Augusto Franke Dahinten, participaram de reunião virtual do Comitê Executivo Estadual da Saúde, juntamente e a convite de Dirigentes da Unimed Operadora/RS. O objetivo foi reunir Magistrados e Direções de Operadoras de Plano de Saúde.

O encontro virtual contou com a participação de 40 pessoas e foi gerenciado pelo Desembargador Marco Aurélio Heinz, Coordenador do Comitê. Os advogados da De Rose e os Diretores da Unimed apresentaram informações sobre o que é considerado para definir quando o paciente deve ser internado e quando o caso é de assistência domiciliar (“home care”). De acordo com os dados, os pedidos de atendimento médico e de enfermagem em casa estão entre os que mais se tornam judicializados.

Além disso, também foram abordadas as regras dos planos e o que está contemplado na cobertura para os beneficiários contratantes. Também foi discutida a questão do fornecimento de medicamentos, cujas negativas geralmente ocorrem em caso de não haver registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, ou quando não existe evidência científica, podendo trazer riscos ao paciente.

Por fim,  o encontro também tratou sobre a mediação nas divergências médicas, assunto pertinente para os dirigentes da Unimed, que reforçaram a importância de uma junta médica para que seja ouvida segunda opinião, contribuindo, assim, para o processo de mediação. O comitê debateu sobre a possibilidade desta alternativa na resolução de conflitos ocorrer com o Judiciário.

Com informações da Imprensa do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul – TJRS.