No dia 28 de outubro, a atividade em prol do Outubro Rosa no Escritório contou com uma palestra virtual sobre a temática da campanha. Ministrada pelo oncologista Dr. Eduardo Luiz Kunst, diretor da Artha – Instituto de Oncologia Clínica, a palestra abordou “Câncer de mama: importância da prevenção e as chances de cura”.

Este ano, em função do distanciamento social, a realização do Outubro Rosa ocorreu por meio de plataformas online, visando a integração de todos os colaboradores da De Rose Advogados. O médico iniciou lembrando que a campanha é mundial e deveria ser motivo de atenção durante todo o ano, dada a alta incidência de câncer de mama no Brasil e no Rio Grande do Sul especialmente. Kunst também explicou a conceituação de termos que muitas vezes assusta, ressaltando que um diagnóstico “incurável” é diferente de “sem tratamento”, e que o estudo de fatores de risco e de influência genética, bem como a detecção precoce de nódulos e caroços podem indicar grandes possibilidades de cura.

Alertou, também, para o cuidado com notícias falsas acerca do uso de determinados produtos com potencial cancerígeno, como desodorantes. O médico também observou que, embora raro, 1% dos homens pode desenvolver câncer de mama também, não devendo ser uma preocupação exclusiva da saúde feminina.

“Hoje em dia não tratamos o câncer como uma doença só, pois entendemos que existem subtipos dentro de um espectro de risco para cada paciente. Além disso, os tratamentos vêm evoluindo cada vez mais dentro da Oncologia, proporcionando excelente qualidade de vida”, argumentou. O oncologista também defendeu que os ginecologistas fiquem atentos e orientem as mulheres desde jovens sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama, e ilustrou que após o fim do tratamento oncológico inicia-se o seguimento, que consiste em acompanhar a paciente pelos anos seguintes, buscando a detecção de possíveis retornos ou metástases posteriores.

O encontro foi realizado pelo Microsoft Teams, por meio do qual os colaboradores puderam esclarecer dúvidas e debater sobre o tema.