O advogado Paulo Martins fará palestra na 48ª Convenção Nacional Unimed, entre os dias 25 e 28 de setembro, em Porto de Galinhas, Pernambuco, na qualidade de assessor jurídico da Unimed Federação/ RS. Tendo como tema SOMOS UNIMED. SOMOS COOP, o objetivo do Encontro este ano é retomar os laços com os princípios do cooperativismo, que é um dos maiores diferenciais na saúde suplementar, para superar os desafios do mercado e do País.

Paulo Martins apresentará no dia 27, às 14 horas, palestra ‘Ações Preventivas para Reduzir a Judicialização‘, divulgando as medidas administrativas adotadas pela Unimed RS Federação, junto aos beneficiários e ao Núcleo da ANS, como forma de evitar o ingresso de demandas judiciais.

O resultado dessas medidas foi à redução do questionamento judicial e, quando do ingresso de ações, a redução de concessão de liminares em favor dos beneficiários, asseverou Martins, concluindo:

– A importância disso é que, hoje, o Sistema Unimed sofre terrivelmente com a judicialização, com decisões judiciais de todos os tipos, ampliando a cobertura contratual, sem a correspondente contraprestação econômica, o que significa desequilíbrio dos contratos. Na Unimed Federação/ RS, com as medidas administrativas e questionamentos judiciais, conseguimos reduzir drasticamente essa situação.