O modelo gaúcho da Unicoopmed (Sociedade Cooperativa de Serviços Médicos do Rio Grande do Sul) poderá ser adotado pela Unimed Minas Gerais. A experiência gaúcha foi apresentada a Unimed Minas Gerais, em Belo Horizonte, dia 22 de março, pelo presidente da cooperativa, Dr. José Milton Cunha Mirenda, acompanhado do advogado Paulo Martins, sócio do escritório.

E reunião na sede da Unimed/MG,  que contou com toda a direção da Unimed Minas Gerais e a assessoria jurídica daquela Confederação, Dr. Mirenda e Dr. Paulo explicitaram o histórico de criação e o funcionamento da Unicoopmed.

Com base nos princípios cooperativistas, como o de livre adesão, a Unicoopmed agiliza o ingresso de médicos como cooperados, possibilitando um período de conhecimento de atuação, com o objetivo de propiciar um futuro ingresso no sistema Unimed como sócio. Para os médicos, isso significa a porta de entrada para o mercado de trabalho, logo no início de sua carreira.

Filiada à Unimed Federação/RS, a Unicoopmed atua em áreas específicas de plantões médicos, auditoria e especialidades médicas, atendendo as necessidades e solicitações das cooperadas e singulares do Sistema Unimed.