Intitulado Brothers in Arms – Voluntários contra o COVID-19, o movimento tomou a forma de livro neste mês de março. Somando mais de mil voluntários e completando um ano de atuação, a iniciativa surgiu pautada na busca por soluções para amenizar a situação caótica de pandemia que assola o país desde o ano passado. “Diário de uma Pandemia: os primeiros 200 dias de vigília em prol da vida de todos nós” é o resultado do esforço conjunto, que conta com o apoio do Instituto Unicred RS, e agora ficará registrado como memória.

O movimento solidário teve origem nas redes sociais e já prestou apoio a mais de 380 centros de saúde, sendo 133 hospitais e 105 Unidades Básicas de Saúde. Parcerias de empresas, instituições e entidades permitiram a doação de mais 100 mil Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s). Trata-se de uma ação civil, voluntária e sem fins lucrativos que visa ajudar quem atua na linha de frente de combate à pandemia.

De acordo com o Presidente da Unicred RS e do Instituto Unicred RS, Dr. Paulo Abreu Barcellos, o movimento é um grande exemplo da força da cooperação e coletividade. “O Brothers in Arms demonstra na prática a importância da cooperação e de apoiarmos nossa comunidade, especialmente em um momento tão frágil como o que estamos atravessando. O Instituto Unicred RS tem orgulho e compartilha seus valores com este importante movimento voluntário”, declarou.

O lançamento virtual do livro teve a participação do autor, Luís Humberto de Mello Villmock, colaboradores e entusiastas da obra. Também participaram o Presidente da Unicred RS e do Instituto Unicred RS, Dr. Paulo Abreu Barcellos, o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do RS, Luis da Cunha Lamb, o médico intensivista das UTIs do Grupo Hospitalar Conceição, José Luis Toribio Cuadra, a reitora da UFCSPA e professora de epidemiologia, Lúcia Pellanda, o médico infectologista e pesquisador, Fabiano Ramos e o editor-chefe da Edipucrs, Luciano Arrone de Abreu.

O Instituto Unicred RS segue recebendo doações para as entidades atendidas pela Brothers in Arms a partir da seguinte conta: CNPJ: 28.450.078/0001-27, Unicred -136, Agência- 2710, C/C- 603455-1.

O Escritório De Rose Advogados presta assessoria jurídica à Unicred RS.

Com informações do Portal do Cooperativismo Financeiro