Na terça-feira, 09 de outubro, os sócios Paulo Martins e Marco Túlio de Rose realizaram visita à sede do Movimento de Justiça e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul, localizado na Avenida Borges de Medeiros, 340, sala 22, no Centro Histórico de Porto Alegre. O Movimento tem a missão de combater todas as formas de discriminação racial, étnica e de gênero, enquanto formas de opressão e desrespeito aos direitos humanos fundamentais, bem como defender e promover a igualdade de direitos e a equidade de gênero.

Na biblioteca da sede, entre livros e máquinas de escrever, algumas fotos, quadros e cartazes contam um pouco da história. Determinado a preservar o acervo, o presidente do Movimento, Jair Krischke, tem o projeto de digitalizar o material teórico existente. O objetivo desta ação é garantir a imortalidade desta documentação, que hoje é consultada manualmente por mestrandos e doutorandos que a utilizam em suas pesquisas.  

 “Direitos Humanos não é defender bandido, e sim se defender dos agrotóxicos, proteger o meio ambiente, o pequeno agricultor. Direito das futuras gerações também é Direitos Humanos.”, argumenta Krischke ao explicar que o conteúdo das lutas se modifica ao longo dos anos, porém sem perder a essência. “Atualmente temos uma juventude que desconhece boa parte do que aconteceu no passado. Precisamos entender a nova maneira de organização social e compartilhar o conhecimento”, justifica o presidente.

O fortalecimento institucional de organizações de Direitos Humanos no Brasil e na América Latina, por meio de convênios e parcerias solidárias, é uma das bases do Movimento – representada pelos diversos troféus e prêmios de Direitos Humanos e Jornalismo nas prateleiras. Por compreender a relevância desta causa, o Escritório firmou apoio com o Movimento como forma de contribuir para a memória e o resgate histórico, questões de suma importância para a formação dos agentes sociais e jurídicos da atualidade. Numa das futuras edições do projeto “Encontros de Auditório”, o De Rose, Martins, Marques e Vione – Advogados Associados, receberá Jair Krischke para palestra e debate acerca desta temática.