Em sua 38ª edição, o Prêmio de Direitos Humanos de Jornalismo divulgou sua lista de vencedores. Foram 209 inscritos em 10 categorias. Puderam participar profissionais e acadêmicos com reportagens ou materiais publicados em veículos de comunicação como jornais, revistas, emissoras de rádio, emissoras de televisão e portais de notícias e sites da internet, dentro do período estipulado no regulamento.

Realizado de maneira ininterrupta desde 1984, o Prêmio é organizado pelo Movimento de Justiça e Direitos Humanos com colaboração da Ordem dos Advogados do Brasil/RS e da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio Grande do Sul (ARFOC-RS). O objetivo prêmio, além do reconhecimento do trabalho dos profissionais do jornalismo, é estimular um trabalho jornalístico de denuncie as violações de direitos humanos na América do Sul.

Em 2021, a categoria Prêmio Especial trouxe como tema “Pandemia Econômica Social e Ambiental”. Você pode conferir a lista de vencedores aqui. A cerimônia de premiação vai acontecer no dia 10 de dezembro, de forma remota. Para assistir, basta acessar o canal do You Tube da OAB/RS e pelas redes sociais do MJDH.