A Unimed Encosta da Serra divulgou o falecimento no dia 16 de março de seu presidente, Dirceu Marílio Martins Filho, com 71 anos. A entidade manifestou seu pesar, enfatizando que ele esteve à frente da cooperativa médica desde 1993, com  ideias e projetos voltados ao “propósito da saúde e o apoio à comunidade, inspirando pessoas e recebendo o justo reconhecimento de seus pares, colaboradores e de toda a região”.

Dirceu Marílio Martins Filho foi o primeiro presidente da Unimed Encosta da Serra, destacado pela sua habilidade na gestão e liderança junto às diretorias, conselhos, vice-presidência, cooperados, equipes gerenciais e operacionais. Também foi coordenador da Unicred de Taquara e conselheiro administrativo da Unimed Federação-RS e da Unimed Mercosul.

Na Unimed Encosta da Serra idealizou ações ligadas a clubes de serviços e a instituições de apoio por quase 30 anos, com projetos que integraram médicos na doação de consultas, promoção de eventos e arrecadação de fundos, numa real contribuição ao desenvolvimento social.

Natural de Taquara,  completou o curso de Medicina na Universidade de Caxias do Sul, em 1973. Fez residência médica em neurologia no Serviço de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Cristo Redentor, na Capital. Com especialização também em medicina do trabalho, Dirceu estabeleceu seu consultório em sua cidade natal, atuando também no Hospital de Caridade local e como médico-perito do trânsito nos Centros de Formação de Condutores (CFC) tanto em Taquara quanto em Parobé, Rolante  e Santo Antonio da Patrulha.

Dirceu Marílio também teve participação expressiva na vida pública como vice-prefeito de Taquara entre 1989 e 1992. Reconhecido pelo seu apreço à literatura, era exímio declamador de poesias, com perfil agregador. Deixa a esposa, Carla Martins e os filhos Diogo e Manoela, nora, genro, netos e demais familiares.