Por: Marco Túlio de Rose

Hoje este escritório faz 42 anos e não faltariam motivos para comemorar. Dedicação, desempenho, desenvolvimento e reconhecimento não nos abandonam.  Estamos, entretanto, preocupados. Muito preocupados.

Preocupados com o neopopulismo de direita e esquerda que varre o mundo, despejando antivalores democráticos que desprezam o princípio dos poderes independentes e compartilhado que constituem o Estado de Direito.

Preocupados com o neofascismo manifesto nas repugnantes secreções de fundamentalismos religiosos; na manipulação profissional de opiniões por “fakes” e na violência criminosa como falsa solução para a criminalidade, sem contar as covardes agressões racistas e a incitação ao ódio matriz do feminicídio e das agressões à livre expressão de gêneros.

Poderão dizer que esses assuntos não são jurídicos, mas políticos. Puro engano, pois impacta seriamente a vida dos operadores do Direito, principalmente o exercício livre e sério da advocacia.

O “lawfare”; as ações de ódio; a politização do Ministério Público e da Magistratura fazem com que a defesa dos particulares, nosso negócio, seja fragilizada, diante da grave possibilidade da quebra da imparcialidade judicial, correndo o risco da impotência.

A cristalização dos lugares comuns, a utilização do Direito do Consumidor como arma absoluta, apta a dissolver, por postura dogmática, qualquer argumento contrário, geram a repetição de julgamentos em que a ideologia e a “convicção” valem mais que o respeito à norma e à prova.

Preocupa-nos tudo isto, mas não vamos fraquejar. Seguiremos empregando, contra o obscurantismo e os julgamentos ideológicos ou extremados, as nossas armas que sempre utilizamos, desde os tempos da má memória da Ditadura, até à efervescência democrática atual: respeito à Constituição, à Lei, ao Direito e à argumentação baseada nos fatos provados e na racionalidade.

Acreditando no poder da informação e da Comunicação como aliados da essência jurídica, ousamos dar mais um passo em direção à democratização do acesso à advocacia. Inauguramos, assim, nosso perfil no Instagram, como mais uma ferramenta de trabalho deste escritório.

Siga @deroseadvogados e fique por dentro das novidades.