Projeto Arquitetônico Restaura Instituto de Educação Como Era

22/04/2024 às 11:07

Projeto Arquitetônico Restaura Instituto de Educação Como Era
Tiago Holzmann da Silva - arquiteto e urbanista
Tiago Holzmann da Silva - arquiteto e urbanista

          Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE), o prédio do Instituto de Educação General Flores da Cunha foi finalmente entregue à comunidade, em fevereiro, marcando o início do ano escolar na Rede Estadual, depois de sua restauração pela empresa 3C Arquitetura e Urbanismo.

 

          Há 10 anos de portas fechadas, o restauro do Instituto de Educação passou por várias etapas. O arquiteto e urbanista da 3C Arquitetura e Urbanismo, Thiago Holzmann da Silva, sócio da empresa e um dos responsáveis pelo projeto de restauro é também cliente da De Rose Advogados. Aqui, ele conta um pouco sobre este desafio, “que prova a viabilidade de trabalhar com excelência na preservação do patrimônio público”.

 

          Para a adequação à legislação, foram necessárias novas instalações hidrossanitários e elétricas, rampas, elevadores, rotas de fuga e demais exigências quanto à prevenção de incêndio e acessibilidade. Uma passarela também foi construída, conectando os três pavilhões que interligam a instituição – Bloco Principal, Jardim de Infância e Pavilhão de Esportes, que contornam o pátio central e recreativo, resultando em maior mobilidade e segurança para quem transita entre um e outro.

 

          Ao lado destes itens, considerados como a novidade do projeto, o destaque fica para a preservação dos pisos internos, paredes, mobiliário, telhado e outros elementos, “devolvendo ao prédio sua volumetria clássica”, onde o novo convive lado a lado com o antigo, “sem agredir o patrimônio histórico”, avalia Thiago Holzmann da Silva.      

 

          A 3C Arquitetura e Urbanismo atua há 25 anos no mercado, com vasta experiência em trabalhos focados no bem público espalhados pelo país. Thiago Holzmann salienta que o importante nestes casos “é o comprometimento de todos os envolvidos, para fazer bem-feito, com altos padrões de qualidade”.  

  

           A História do IE

          Fundado em 5 de março de 1869, o Instituto de Educação General Flores da Cunha é a instituição mais antiga na formação de professores do Estado. Criado como Escola Normal da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, inicialmente funcionava em um sobrado na esquina das atuais ruas Riachuelo e General Câmara, onde hoje se situa a Biblioteca Pública do Estado. Em 1872, a escola foi transferida para o primeiro prédio público criado com finalidade escolar, situado na esquina da rua Duque de Caxias com a Marechal Floriano, onde permaneceu por 66 anos. Em 1934, decidiu-se pela construção da atual sede, concebida pelo escultor e arquiteto espanhol Fernando Corona, radicado em Porto Alegre. A construção, concluída em um ano, em 1935, primeiramente abrigou o pavilhão cultural da Exposição Comemorativa do Centenário Farroupilha. A escola foi transferida para o atual prédio, na avenida Osvaldo Aranha, 527, em 18 de março de 1937; em 1939, teve o seu nome alterado para Instituto de Educação. Sua denominação homenageia o governador do Rio Grande do Sul José Antônio Flores da Cunha.