De Rose media Reunião do Comitê Jurídico de Gestão do Sistema Unimed na manhã desta segunda (23)
23/06/2025 às 11:45

Aconteceu na manhã desta segunda-feira (23) mais uma reunião do Comitê Jurídico do Sistema Unimed, em formato on line, com um total de 45 participantes, sob a mediação de Marco Túlio De Rose, sócio fundador da De Rose Advogados, tendo por tema “Introdução à Inteligência Artificial para Advogados”.
A abordagem ficou por conta do consultor Gustavo Rocha, especialista em IA nas relações de trabalho, que deu continuidade à explanação realizada no dia 16 de maio para o grupo de dirigentes da Unimed e jurídico da De Rose.
O consultor deu ênfase a importância de compartilhamento de chats de IA e uso de agentes, que fazem o papel de um verdadeiro advogado para atender a todas as áreas do Direito, criando especificidade. “É importante configurar vários agentes. É um erro não usar agentes hoje”, reitera. Ele considera que o agente atua como advogado especializado, pleno, com total entendimento das informações que fornece. “Há muitos formatos hoje de IA à disposição, poupando tempo e trabalho, deixando ao jurídico a estratégia. O jurídico pode ser o protagonista de IA, da inovação”.
Contestações, pareceres, iniciais e até mesmo busca por jurisprudência e levantamento de fraudes foram alguns dos exemplos dados pelo consultor sobre pesquisas de temas que, com apoio da IA, facilitam o dia a dia de um escritório de advocacia.
O consultor mostrou como utilizar alguns chats (Copilot, GPD e Gemini), com modelos práticos e comandos, desmistificando processos e revelando a facilidade na busca de dados. “A IA é fundamental para quem deseja realizar um bom trabalho e cada vez está surgindo novas coisas, como as ferramentas Analista e Pesquisador”.
Marco Túlio De Rose encerrou o encontro, ao salientar que o conteúdo apresentado já facilita os primeiras passos para quem quer iniciar com a IA. “Temos que nos preparar para isso, isso é urgente. A vida de um escritório jurídico normalmente vai passar por um departamento de IA, por um programa de gestão para hospedar os chats”.