Advogado e sócio da De Rose, Vinícius Lima Marques completa 15 anos de casa

31/07/2025 às 08:45

Advogado e sócio da De Rose, Vinícius Lima Marques completa 15 anos de casa

     Em 2009 ele concluiu o curso de Direito, mas já possuia uma carteira de clientes, conquistada antes da diplomação, na cidade de Osório, onde residia. Foi o empurrão para o doutor Vinícius Lima Marques abrir as portas de seu próprio escritório de advocacia na localidade. Não tardou para receber o convite da De Rose para atender a Unicred Central, em Porto Alegre, uma vez na semana.

 

     Aos poucos, esta parceria foi ganhando força e os atendimentos passaram a ser mais frequentes, obrigando-o a reduzir, aos poucos, a assessoria prestada na cidade vizinha. “Foi uma mudança de vida”, atesta. Hoje, ele responde por um dos importantes braços da De Rose Advogados, focados na área trabalhista, recuperação de crédito e cooperativas de crédito, que abrigam ações em âmbito nacional, ações coletivas, processos junto ao Ministério Público e orientação aos clientes.

 

     Ao completar 16 anos de formado e 15 anos na De Rose, integrando hoje também a equipe societária, Vinícius aponta o quanto foi desafiador “consolidar-se numa área do Direito tão complexa e tão competitiva”, possível graças ao know-how do Escritório, somado à excelência da equipe, composta por quatro colaboradoras na área trabalhista, outros quatro colaboradoras na área de recuperação de crédito e cooperativismo de crédito, além de uma advogada, denominada “estratégica”, por atuar na linha de frente em processos mais complexos, ações coletivas e procedimentos no Ministério Público, entre outros assuntos. “Eu executava processos, mas nunca imaginei ter a oportunidade de coordenar uma área como esta”. Além disso, Vinícius é o sócio responsável pelo apoio à área de seguros que é coordenada pela advogada associada Luana Scheid Dahinten.

 

     A opção pelo Direito veio desde cedo, segundo Vinícius, provavelmente por influência do irmão mais velho, Rafael Lima Marques, também advogado e sócio da De Rose.  “Sempre pensei em advogar para grandes empresas, em tribunais superiores, fazendo a diferença na vida dos clientes e isso é o que me motiva ainda hoje”.

 

     Com especialização e mestrado na área do Direito do Trabalho, ele mantém a inquietação e a vontade de seguir na busca de permanente especialização. O alvo, a curto prazo, é um doutorado. Mesmo sendo uma profissão bastante concorrida, o sócio da De Rose deixa uma mensagem de otimismo para aqueles que desejarem seguir nesta trilha. “Com dedicação, honestidade e estudo, tem espaço para todo mundo. O importante é a gente fazer o que gosta”.