INTOLERÂNCIA É TEMA DO 19º CONCURSO DO MOVIMENTO DE JUSTIÇA E DIREITOS HUMANOS
10/11/2022 às 11:31
O Movimento de Justiça e Direitos Humanos realiza este ano a 19ª edição do seu Concurso de de Jornalismo que premia reportagens sobre Direitos Humanos, numa parceira constante com o Conselho Seccional do Rio Grande do Sul, da Ordem dos Advogados do Brasil.
O tradicional certame tem este ano o tema Intolerância.
Lançado um pouco antes do segundo turno das eleições brasileiras, a escolha do tema se revelou de absoluta indispensabilidade, pois enfoca o inimigo que hoje os brasileiros têm e devem, unidos, repelir: a intolerância de toda a natureza.
Intolerância não significa concordância com ideias. É da natureza da democracia o antagonismo de ideias, o debate de posições e a resolução, ainda que temporária, do conflito, pelos mecanismos democráticos, entre eles e principalmente, o voto.
Intolerância não quer dizer concorda com a esquerda, quando se é de direita, ou vice-versa. Significa respeitar a ideia do outro.
O respeito às ideias necessariamente passa pelo respeito às pessoas que as professam. Um bom exercício para entender isso é a observação das formas de intolerância, que são múltiplas neste Brasil de hoje. Para isso, a publicidade que o tradicional concurso do MJDH acarreta será um campo excelente de observação.