Nilson Luiz May lança ’O Leão da Calábria’, uma obra ficcional, apoiada em fatos reais, ambientada nos anos 1920

Notícias - 09/12/2022 às 11:51

“O Leão da Calábria” foi lançado nesta quarta-feira, na Casa da Memória Unimed Federação, na Capital. O autor é o médico, escritor e presidente da Unimed Federação-RS, Nilson Luiz May, que recebeu amigos e convidados para a sessão de autógrafos. Ele fez referência à importância do encontro, promovendo integração entre pessoas que não se viam há muitos anos e que foram chegando e se reconhecendo, relembrando, juntas, de suas histórias.

 

“O Leão da Calábria” é o nono título lançado por Nilson May, que exibe uma carreira literária invejável, ocupando a cadeira de número 10 da Academia Rio-Grandense de Letras, bem como a de número 7 da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina.

 

A obra, segundo ele, já se encontrava em seu imaginário, desde o período em que atuou no Alto Taquari, em Anta Gorda, quando ficou sabendo da história de um médico imigrante da Calábria, que deu origem ao personagem principal, Dr. Michele De Patta, permeado por situações que foram acontecendo em seu entorno. A narrativa, embora ficcional, foi centrada em dados e fatos reais, como aponta seu autor, ao mencionar que foi escrevendo e resumindo o que pesquisava e aprendia, até redescobrir seus apontamentos em 2017 e 2018, dando, aos poucos, forma ao livro.

 

“O Leão da Calábria” se passa nos anos 1920, o que exigiu por parte do autor vasta pesquisa sobre hábitos e costumes da época, a fim de ambientar com fidelidade a narrativa proposta. “A década de 1920 foi fantástica na literatura, na história, na política, no mundo”, afirma Nilson Luiz May. “Tive sorte em poder reconstituir esta história”.  O livro tem 294 páginas, ilustrado com fotos de Michele De Patta, sua esposa e filhos, incluindo a partida da Itália, a viagem de navio ao Brasil e lugares por eles frequentados.  A Editora é a Scriptum Produções Culturais.