Justiça e Direitos Humanos

Por Marco Tulio De Rose

21/12/2022 às 08:18

Justiça e Direitos Humanos

               Com um auditório repleto por integrantes do Movimento de Justiça e Direitos Humanos, dirigentes e conselheiros da Ordem dos Advogados do Brasil e professores dos cursos de Humanidades da Universidade do Rio do Sinos, o Reitor Padre Sérgio Eduardo Mariucci, no dia 15 de dezembro, outorgou o título de doutor “honoris causa” a Jair Krischke, presidente do Movimento.

 

              Jair Krischke, fazendo menção especial a Omar Ferri, 90 anos, advogado de notável atuação no caso conhecido como o “sequestro dos uruguaios”, que foram por ele, Jair, e pela imprensa alternativa do Rio Grande do Sul salvos de serem assassinados, mediante prisão aqui e sequestro para o Uruguai, agradeceu a homenagem que, ao seu feitio, entendeu ser extensiva a todos os integrantes do Movimento, e rememorou, emocionado, alguns dos episódios mais marcantes nas mais de duas mil vidas que salvou de serem “desaparecidas” pelas ditaduras militares de Argentina, Brasil, e Uruguai, no século passado.

 

             Lembrou ainda que hoje a luta segue, nas questões envolvendo a miséria de grande parte da população latino-americana e da degradação ambiental. Recordou palavras de José Lutzemberg para dizer que o mundo que este previa, em discursos considerados catastróficos, é hoje pura realidade.

 

            A cerimônia encerrou-se com discurso do Reitor, que salientou a grande proximidade da luta de Jair Krischke com os ideais da Companhia de Jesus e conclamou professores e estudantes a seguirem a trilha da defesa dos direitos humanos, tanto nas suas dimensões de liberdade, quanto nos seus aspectos sociais.