De Rose mergulha nas páginas de “O Leão da Calábria”, traçando um retrato fiel da obra e seu autor, Nilson Luiz May, numa narrativa agradável e instigante
Notícias - 23/02/2023 às 09:25


Aspectos curiosos da obra literária do médico e escritor Nilson Luiz May, presidente da Federação Unimed RS, é detalhada num texto de Marco Tulio De Rose, publicado no Correio do Povo do último dia 18. Ele analisa também o universo percorrido pelo autor, em seu último livro, “O Leão da Calábria”, lançado no final do ano passado pela Editora Scriptum.
O texto é agradável, instigante e inspirador. “Curiosamente, na maturidade artística, o autor percorre o caminho inverso da maior parte dos escritores. Sua obra, que da realidade parte para ficção, agora submerge no real e constrói um romance a partir das brechas que o “verdadeiro” nos deixa sem explicar e que o “ficcional” procura entender”, como aponta De Rose.
“O Leão da Calábria” conta a realidade do século XX no RS, tendo por palco a cidade de Anta Gorda, local de imigração italiana, onde desembarcou com a família o personagem principal, o Dr. Michele De Patta. Toda a narrativa é baseada em fatos históricos reais.
Nilson May ocupa a cadeira de número 10 da Academia Rio-Grandense de Letras, bem como a de número 7 da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina.