Falecido no último dia 17, aos 80 anos, desembargador é exemplo de vida
Notícias - 18/04/2023 às 11:11
O desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do RS (TJRS), Sejalmo Sebastião de Paula Nery, faleceu aos 80 anos, no último dia 17, em São Leopoldo. Ele deixa não apenas esposa, filhos e netos, mas também um exemplo de vida, perseverança e crença.
Teve uma infância pobre, recolhendo lenha nos rigorosos invernos nos campos de cima da serra. Criado em patronatos, sem a presença dos pais, ele costumava dizer aos colegas da escola primária que gostaria de ser advogado – um sonho alcançado.
Outro sonho, ao concluir o curso de Direito, em 1971, de ser juiz. Impulsionado por este desafio, jamais deixou de buscar atualização no campo profissional, chegando à magistratura, exibindo formação sociopolítica e educativa.
Trocando de comarca por diferentes cidades, foi abrindo espaço em sua carreira, contando com apoio da esposa e professora do ensino médio, Elenita. De menino de rua à juíz, Sejalmo Sebastião de Paula Nery deixa um invejável legado, permeado por sua força de vontade com um olhar no futuro.