De Rose Advogados apoia a causa LGBTQIAP+ em reconhecimento à defesa da igualdade de gêneros e respeito aos direitos e cidadania

Notícias - 20/06/2023 às 09:16

De Rose Advogados apoia a causa LGBTQIAP+ em reconhecimento à defesa da igualdade de gêneros e respeito aos direitos e cidadania
A discriminação contra homossexuais e transexuais é crime
A discriminação contra homossexuais e transexuais é crime

O mês de junho costuma ser marcado por diversas ações e passeatas do movimento LGBTQIAP+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, Intersexuais, Queer, Assexuais, Pansexuais, entre outros).

 

O De Rose Advogados abraça esta causa, entre outras, em reconhecimento à importância por direitos e cidadanias, na defesa da igualdade de gêneros nos dias de hoje.

 

O movimento teve origem na chamada revolta de Stonewall, em Nova Iorque, ocorrida na madrugada do dia 28 de junho de 1969, desencadeada por um grupo de homens sexuais, após terem sido vítimas de ação policial em um bar, ponto de encontro de pessoas LGBTQIAP+

 

As práticas homossexuais foram consideradas crimes até 1962 nos Estados Unidos. Em 1969, a prática já não era mais criminalizada, mas muitos estabelecimentos frequentados por gays e lésbicas eram atacados e perseguidos pela polícia.

 

Na noite de 28 para 29 de junho daquele ano, o que era para ser uma batida comum no Stonewall tornou-se uma revolta. Um grupo de homossexuais se recusou a ser revistado pela polícia, iniciando um confronto que durou cerca de 4 horas e resultou na destruição do bar.

 

As revoltas duraram 5 dias até que foram totalmente contidas. Ainda assim, a luta dos LGBTQIAP+ por direitos ganhou apoio e visibilidade, de modo que até o final de 1969 muitas cidades americanas passaram a ter organizações pelos direitos dos homossexuais. E, no de 1970, após 1 ano das revoltas, aconteceram as primeiras passeatas do orgulho gay nos Estados Unidos.

 

Em 2019, a LGBTfobia tornou-se crime no Brasil. Por meio de uma votação, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por um placar de 8 votos a 3, que a discriminação contra homossexuais e transexuais é um crime com pena prevista de 1 a 3 anos de prisão, além de multa.

 

Fonte:

https://querobolsa.com.br/revista/entenda-porque-junho-e-o-mes-do-orgulho-lgbtqiap