Sepúlveda Pertence, Paladino da Liberdade!
Por Marco Túlio De Rose
04/07/2023 às 09:33

Recebo com tristeza a notícia da morte de Sepúlveda Pertence.
Advoguei ao seu lado a causa dos jornalistas da COOJORNAL, processados e presos pela Justiça Militar pelo crime de cumprir seu dever de publicar assuntos de interesse público. Ele me acompanhou nos gabinetes dos ministros do Superior Tribunal Militar e pude testemunhar o imenso respeito que lhe era devotado. Certamente, sem ele não seria acolhido o habeas corpus que libertou nossos clientes, na época presos.
Como Procurador da República sabia diferenciar o interesse público que lhe cabia defender do interesse do Presidente de plantão. Sua envergadura, a propósito, comparada com a dos Brindeiros e Aras posteriores, era de um gigante diante de pigmeus.
Ministro do Supremo, antecipou a defesa intransigente dos valores democráticos da Constituição de 1988, antecipando o esforço atual da Corte, de quem somos devedores, na defesa do Estado de Direito contra o golpismo que o ameaçou e segue tentando.
Seu nome se inscreve no rol seleto dos Paladinos da Liberdade, do Estado de Direito e da Democracia.
Deixa exemplo e saudades.
*Este texto foi reproduzido do Facebook de Marco Túlio De Rose
https://www.facebook.com/100029009283909/posts/pfbid02EBRsxPi4mUwvrpHLBdBoRCY12wee3DoJd3qYhTHnBL9WG3gCq3j7a1R5uULg83Hrl/?d=w&mibextid=qC1gEa