Com descontração e informalidade, Dr. Marcelo Leone abordou a prevenção do câncer e seu entorno

Notícias - 09/10/2023 às 10:29

Com descontração e informalidade, Dr. Marcelo Leone abordou a prevenção do câncer e seu entorno

Dr. Marcelo Leone marcou presença na sede do De Rose Advogados nesta sexta-feira para falar à equipe sobre a importância da prevenção do câncer de mama neste Outubro Rosa. Segundo ele, se diagnosticado no início, este tipo de câncer costuma representar uma cura de 98% dos casos, desde que sejam feitos exames anuais. “A doença começa lentamente, é uma célula que está errada e que leva de cinco a 10 anos para apresentar sinais, daí a importância das avaliações constantes”.

Além da mama, os tumores mais frequentes em mulheres são cólon e reto, tireóide, traquéia, pulmão, brônquios e cólon de útero.

 

Ele fez referência a tumores que afetam o público masculino, como por exemplo, próstata, cólon e reto, que da mesma forma, necessitam de atenção, com exames anuais. “É o vírus HPV que causa o câncer de cólon”. A boa notícia é que há 10 anos a vacina vem sendo uma forte aliada deste tumor e recomendada para jovens de ambos os sexos, a partir dos 14 anos.

 

Dr. Marcelo Leone finalizou o encontro comentando sua experiência no projeto Médicos Sem Fronteiras, na África, onde as comunidades vivem situações extremas. “É uma realidade agressiva para a nossa mente”.  

 

Dr. Marcelo Leone é formado pela UFRGS (1990)

Ginecologista e obstetra HOSPITAL Femina (1991 a 1993)

Servidor público concursado em Gravataí desde 1993

Secretário da saúde em Gravataí (2000)

Médico da ONG MÉDICOS SEM Fronteiras em missão na Etiópia, Somália e Quênia

Preceptor de ginecologia e obstetrícia da UNISINOS

Ginecologista e obstetra prefeitura de Glorinha.