No Dia Nacional dos Direitos Humanos, o apelo para um maior respeito aos indivíduos
12/08/2022 às 15:10
12 de agosto é o Dia Nacional dos Direitos Humanos. A data foi constituída nacionalmente em 2012, a fim de conscientizar a sociedade brasileira sobre os direitos inerentes a todos os indivíduos.
"Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade", afirma a Declaração Universal dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 1948.
O Brasil vive hoje um retrocesso, em relação à política de proteção aos direitos humanos.
Idosos, indivíduos LGPBT, até mesmo mulheres com direito legalmente garantido de interrupção de gravidez, afrodescendentes, devotos de religiões de origem africana, moradores de comunidades populares, entre outros, são fruto de uma ausência de política efetiva de proteção, quando não há até mesmo incentivo de autoridades em sentido contrário desta política.
A defesa dos direitos humanos é o marco civilizatório que destaca uma Nação do conjunto das demais. Nenhum dos países considerados, por PIB ou IDH, como desenvolvidos, deixam de ter esse atributo, o que é sintomático de que desenvolvimento hoje, pressupõe respeito a este alto patamar civilizatório.
Que a passagem da data possa contribuir para uma maior atenção, da Sociedade e do Estado com respeito ao valor que todos merecem, enquanto cidadãos e seres humanos!