Casa da Memória Unimed Federação/RS celebra parceria com o projeto Fronteiras do Pensamento
Notícias - 11/04/2023 às 11:22

A noite desta segunda-feira (10) marcou a parceria entre a Casa da Memória Unimed Federação/RS com o projeto Fronteiras do Pensamento. O presidente da instituição, o médico e escritor Nilson Luiz May, abriu a cerimônia enfatizando que “o dia de hoje é diferente, é especial, pois nos ligamos de uma forma maior com o Fronteiras do Pensamento”. Segundo ele, a iniciativa representa “fagulhas e labaredas que se transformam no desenvolvimento da cultura”, propagada à sociedade.
Na sequência, outro incentivador do Fronteiras do Pensamento, o empresário Dody Sirena, manifestou “o orgulho de fazer parte deste projeto que potencializa o desafio de projetar ainda mais o Fronteiras do Pensamento não apenas no Rio Grande do Sul, mas chegando a outras capitais e exterior”.
A marca da cidade
O Fronteiras do Pensamento celebra seus 16 anos de história, com quase duas centenas de conferencistas. “O Fronteiras tem a marca da cidade. Só poderia nascer em Porto Alegre um projeto tão intenso como este”. A avaliação é de seu próprio curador, o cientista político e professor Fernando Schüler, que retornou aos pagos, sua terra natal, para selar esta parceria e apresentar a autoridades e convidados a programação do Fronteiras do Pensamento para este ano de 2023, tendo como tema central “Entre o Caos e a Ordem”, orientando sobre como navegar em uma era de incertezas.
Schüler trouxe o questionamento sobre o avanço da depressão entre jovens. “Tudo avança no mundo, mas um aspecto é ignorado neste mundo virtual – tem mais gente solitária, mais gente deprimida, com angústias e incertezas”. Para entender “o nervo da cultura contemporânea”, como ele reitera, a programação do Fronteiras vai contar com nomes de peso, totalizando 11 conferências neste ano.
Entre os nomes, está o da jornalista e escritora espanhola, Rosa Montero, que vai explanar sobre o que a literatura tem a dizer sobre o mundo de hoje. Nadia Murad, que foi prisioneira do Estado Islâmico, vai abordar a violência. David Eagleman, neurocientista americano vai falar sobre como as novas tecnologias impactam a sociedade. Michel Sandel, filósofo, escritor, professor universitário, ensaísta, conferencista e palestrante estadunidense vai trazer ensinamentos sobre a democracia. Douglas Mark Rushkoff, teórico da mídia, escritor, colunista, palestrante, romancista gráfico e documentarista americano, um pensador das grandes redes, vai debater sobre o sistema geopolítico. David Wengrow, professor de arqueologia comparada no Instituto de Arqueologia da University College London, se propõe a lançar provocações sobre o percurso da civilização, com uma nova versão da história.
Representando a assessoria jurídica do Sistema Unimed, o advogado e fundador do De Rose Advogados, Marco Túlio De Rose, também participou da cerimônia, ao lado de outros convidados e autoridades. Entre eles, o prefeito Sebastião Melo, que destacou a importância de encontros como este, "só possíveis com parcerias”. Manifestou o apoio da Prefeitura, dando boas-vindas a este e outros eventos que retornam à cidade.
O representante do Governo gaúcho, o vice-governador Gabriel Souza, confessou ser fã do Fronteiras do Pensamento, “não só no sentido de trazer palestras, mas também de trazer conteúdo e ideias para o nosso Rio Grande do Sul. São centenas de pensadores e pensadoras que estiveram aqui. Temos que prestigiar porque o Governo entende que um evento como este tem que ser apoiado, acolhido, pois provoca grandes debates na cidade, com temas contemporâneos”.